Biblioteca Pública de Lagoa Real

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segunda-feira, 17 de maio de 2010

Orientações sobre o Memorial

MEMORIAL


“Cada um de nós constrói a sua própria história e cada ser carrega em si o dom de ser capaz, de ser feliz!”
Almir Sater/Renato Teixeira

MEMORIAL - (Lat.memorialis) 1- Relativo à memória 2- Memorável s.m.1. Petição escrita. 2. Rascunho de apontamentos; 3- Dissertação literária ou científica; 4- Memórias; 5- Monumento comemorativo (Dicionário Larousse Cultural).

Memorial Reflexivo Individual

É um instrumento de caráter pessoal que propicia ao gestor cursista a reflexão e investigação teórica das ações, interações, sentimentos e interpretações de sua prática durante as experiências vivenciadas na formação continuada do PROGESTÃO, realizando registros dessas análises em alguns momentos do percurso.

Orientação para Produção do Memorial

1º Momento


  •  Elaboração de texto narrativo contando sobre sua trajetória escolar e profissional.

Obs. Procure enfatizar aspectos significativos de sua época como estudante e da experiência na área educacional relacionando-a com mais esse momento de formação e desenvolvimento profissional. Fale de suas idéias e expectativas em relação ao programa.

2º Momento


  •  Elaboração de texto narrativo onde fique explícito:

  • O que você aprendeu no estudo individual e coletivo do Módulo;

  •  Quais dificuldades enfrentou e o que o ajudou a superá-las;

  •  Outros comentários ou sugestões que julgar pertinentes.

IMPORTANTE

O memorial deverá ser elaborado a cada Módulo e entregue ao final de cada módulo.

Obs. A produção individual de cada gestor - cursista deverá ser incorporada ao Portfólio da Escola.

Para Organizar o Memorial Individual. Indicamos:

1º Apresentação Gráfica

a) Laudas: No mínimo de trinta (sem os anexos), com numeração da página no sumário;

b) Formato: deve ser digitado em papel branco, formato A4, com letras na cor preta;

c) Letra: utilizar na digitação fonte Times New Roman ou Arial com fonte tamanho 16 para títulos, 12 para texto e 10 para citações, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas;

d) Espaçamento: utilizar espaço duplo nas entrelinhas do texto.

2º Estrutura do Documento


a) Páginas pré-textuais

1. Capa: apresentar o nome do Programa Progestão, Memorial, escola, local e ano.

2. Folha de rosto: apresentar o texto: Memorial apresentado ao Tutor (nome completo do Tutor) pelo cursista da Unidade Escolar (nome da escola) participante do Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares - Progestão, como um dos pré-requisitos para a conclusão do curso.

3. Dedicatória (opcional)

4. Epígrafe (opcional)

5. Sumário

b) Páginas Textuais


  •  As incertezas iniciais: Apresentar os sentimentos e compreensão inicial sobre o programa. Expectativas sobre o impacto do Programa PROGESTÃO no âmbito escolar e desenvolvimento pessoal e profissional

  •  As temáticas estudadas: comentar cada módulo, a partir da sua experiência profissional;

  •  Os novos significados: o que é preciso re-significar e do que é necessário apropriar-se;

  •  As contribuições do PROGESTÃO para uma nova prática pedagógica;

c) Páginas pós-textuais

1. Referências


Bom trabalho!

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